doutoramento sociologia

sociologia no ISCTE-IUL

A sociologia é uma das áreas fundadoras do ISCTE-IUL, instituição onde foi criado o primeiro departamento de sociologia do país, bem como a primeira licenciatura, o primeiro mestrado e o primeiro doutoramento nesta área.

A sociologia ensinada e investigada no ISCTE-IUL distingue-se por:

  • enfatizar as articulações entre os planos teórico, metodológico e empírico da disciplina;
  • combinar a sociologia geral com um leque alargado de especializações;
  • valorizar tanto o desenvolvimento intelectual da disciplina como a utilidade desta para a promoção do desenvolvimento da sociedade.

A internacionalização do ensino e da investigação sociológica no ISCTE-IUL está expressa na diversidade de colaborações externas nos diferentes programas académicos. Ao longo dos anos, essas colaborações incluíram, entre outras, as participações de Anthony Giddens, Bernard Lahire, Catherine Wihtol de Wenden, Fernando Henrique Cardoso, François Héran, Hans Joas, Jean-Michel Berthelot, Jeffrey C. Alexander, John Scott, Jonathan H. Turner, Jürgen Habermas, Margaret Archer, Nicos Mouzelis, Philippe C. Schmitter, Randall Collins, Thomas Brante e Tom R. Burns.

O ISCTE-IUL oferece toda a fileira disciplinar de formação em sociologia: licenciatura, mestrado e doutoramento. Oferece ainda, com dominante em sociologia, oito mestrados em estudos sociais especializados (ciência, comunicação, educação, família, migrações, trabalho e saúde) e cerca de uma dezena de pós-graduações. Esta oferta formativa beneficia dos contributos da investigação sociológica, fundamental e aplicada, realizada maioritariamente no CIES-IUL e é apoiada por inúmeras publicações da autoria de professores e investigadores do ISCTE-IUL.