Ano letivo 2019/20
Docente: Pedro Vasconcelos
Créditos (ECTS): 6
Horas de aula: 16
Número de sessões: 8
Área científica: sociologia
Língua de ensino: português
Semestre letivo: 2.º
Horário: segundas-feiras, das 18h00 às 20h00
Calendário e Sala(s): consulte aqui
Objetivos
Aprofundamento da aprendizagem das principais correntes teóricas da sociologia contemporânea, através do estudo de grandes obras representativas daquelas correntes.
Programa
I. Debates teóricos
01. Ascensão e queda do funcionalismo
02. Respostas ao funcionalismo: interaccionismo e acção racional
03. Movimentos de síntese: do estruturacionismo ao realismo
II. Grandes obras
04. Talcott Parsons (1937): The Structure of Social Action
05. Erving Goffman (1959): The Presentation of Self in Everyday Life
06. Raymond Boudon (1979): La Logique du Social
07. Anthony Giddens (1984): The Constitution of Society
08. Margaret Archer (1995): Realist Social Theory
Bibliografia básica
Archer, Margaret (1995), Realist Social Theory. The Morphogenetic Approach, Cambridge, Cambridge University Press.
Boudon, Raymond (1979), La Logique du Social, Paris, Hachette.
Giddens, Anthony (1984), The Constitution of Society. Outline of the Theory of Structuration, Cambridge, Polity.
Goffman, Erving (1959), The Presentation of Self in Everyday Life, Nova Iorque, Anchor Books.
Parsons, Talcott (1937), The Structure of Social Action, Nova Iorque, McGraw-Hill.
Scott, John (1995, 2012), Sociological Theory. Contemporary Debates, 2.ª ed., Cheltenham, Edward Elgar.
Avaliação
A avaliação consta de uma exposição em aula (25%), preparada e organizada em grupo de acordo com o guião do sumário, e de um ensaio individual (75%) com um máximo de 20.000 caracteres (com espaços). O ensaio inclui, obrigatoriamente, o tratamento de um tema com base em, pelo menos, duas das obras do programa.
[versão completa disponível em Fénix]